quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ter gatos diminui o risco de ataque cardíaco

Ter um gato como animal de estimação pode reduzir em 30% o risco de um ataque cardíaco. Esta foi a conclusão de uma pesquisa divulgada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, durante a Conferência Internacional sobre Infarto da Associação Americana de Infarto, em Nova Orleans.

De acordo com os especialistas, os gatos ajudam seus donos a relaxar e a aliviar o estresse, uma das principais causas dos problemas cardíacos, diminuindo a ocorrência de doenças do coração. Dos 4.435 americanos participantes da pesquisa (na faixa etária dos 30 aos 75 anos), 2.435 possuíam gatos ou tiveram um bichano no passado. O restante possuía cachorros.

A pesquisa também indica que a convivência com cães também é benéfica, mas os gatos são mais eficientes no aspecto da redução de estresse.

A dona de casa Celeste Macedo, 65, não tem problemas cardíacos, mas concorda com a idéia de que ter um felino em casa ajuda a reduzir o estresse. Ela é dona de Susy, uma mestiça de siamês de seis meses. “Os gatos são muito brincalhões e, enquanto eles brincam, a gente se diverte com eles. E quando a gente se diverte, acaba o estresse”, comenta.

Celeste disse ainda que pessoas com problemas de saúde deveriam adotar um gato: “Eles são carinhosos, limpinhos e quase não dão trabalho. Os gatos são ótimas companhias para crianças e, principalmente, para idosos”.

Fontes: Redação Saúde em Movimento - Publicado em: 20/03/2008

www.metodista.br/rronline/noticias/saude/pasta-3/gato-diminui-risco-de-ataque-cardiaco

3 comentários:

D´iulara disse...

Que legal!
Então eu posso me considerar imune a ataques cardíacos, afinal, com cinco bigodudos em casa...rs

Beijos,
Diulara e graaaaaaande família felina

GAAFICH - Grupo de Amigos dos Animais da Fafich / Ufmg disse...

Diulara, quem tem cinco bigodudos em casa tem um graaaannnnde coração. Está mesmo imune!!!!! Bjs. E parabéns pela grande família.

GAAFICH - Grupo de Amigos dos Animais da Fafich / Ufmg disse...

Diulara, quem tem cinco bigodudos em casa tem um graaaannnnde coração. Está mesmo imune!!!!! Bjs. E parabéns pela grande família.