sábado, 14 de agosto de 2010

De homens e Gatos


A FAFICH está enfrentando de modo ético a questão dos seus felinos


Quem frequenta a FAFICH notou, na volta às aulas, que a presença dos nossos gatos diminuiu em muito.

Isto graças a uma política da atual Diretoria: dar continuidade ao projeto anterior de controle da população felina em suas instalações de um modo mais adequado à nova realidade do volume de animais.

Após 4 meses de discussões e contatos com diferentes ONGs e grupos de proteção animal, a Vice-Diretoria e o grupo de controle de zoonose da FAFICH partiram para a ação de recolhimento, castração, vacinação e vermifugação de 38 gatos. O que significa cerca de 90 por cento dos animais (alguns, muito ariscos, não foram capturados); desses animais, 20 foram encaminhados a várias ONGs e gatis da capital. Os animais restantes ainda serão capturados para cuidados e remoção, contudo, um número pequeno ainda deve ser mantido nas dependências da FAFICH porque, segundo veterinários, isso seria interessante para o controle de ratos, escorpiões e baratas. (A quantidade necessária de animais que deve permanecer será avaliada ao longo do processo).

Paralelamente a estas ações foi criado este blog voltado principalmente ao estímulo à adoção. Os animais estão sendo fotografados e “perfilados” de acordo com o temperamento para serem encaminhados à adoção. Em princípio, todos os gatos estarão aptos e prontos a serem adotados -, mas foram encaminhados às ONGs os animais mais dóceis, com maior possibilidade de serem aceitos por quem deseja um animal.

Serão tomadas outras providências, neste semestre, como utilização de repelentes nos locais em que se deseja evitar a presença deles (em torno da cantina, nos locais de convivência dos alunos, etc). Também haverá campanhas de arrecadação de fundos e de apoio à questão da presença dos gatos.

Se você gosta de animais, ajude a achar pessoas que queiram adotá-los e participe ajudando como puder; cada animal que for adotado nas ONGs contatadas abrirá novas vagas para outros serem encaminhados. Se você não gosta da presença de gatos na FAFICH, mais um motivo para ajudar a encontrar possíveis adotantes. E, caso você veja alguém abandonando animais nas proximidades, alerto-os de que estamos em rigorosa vigilância para evitar o abandono de animais e que: abandonar ou maltratar animais é crime – pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa ( Lei Federal 9605/98 Decreto - Lei 24.645/34).

Vamos todos nos empenhar em encontrar soluções civilizadas e dentro da lei, já que o simples extermínio de animais, além de ser um ato desumano e cruel é considerado um crime por lei.



4 comentários:

Venúncia Coelho disse...

Olá, acho que o controle é importante, mas não consigo imaginar a FAFICH sem os bichanos. Gostaria de todos permanecessem, mas com um programa especial só para eles, de tratamento veterinário, carinho e respeito. Se nós, que estamos na Universidade não podemos defender os animais, quem defenderá. É um dever, não uma opção. Adorei o site
Venúncia

fabiola disse...

Parabéns pelo trabalho. Sou ativista da causa animal, faço um trabalho parecido no ICB onde, também por abandono, há muitos gatos.
Caso precise de ajuda para divulgar pode entrar em contato comigo pelo blog: adocaobh.blogspot.com ou pelo email adocaobh@gamil.com
sempre temos interessados em adotar gatinhos, e eu gostaria de conhecer mais sobre esse grande trabalho feito!

fabiola disse...

Parabéns pelo trabalho. Sou ativista da causa animal, faço um trabalho parecido no ICB onde, também por abandono, há muitos gatos.
Caso precise de ajuda para divulgar pode entrar em contato comigo pelo blog: adocaobh.blogspot.com ou pelo email adocaobh@gamil.com
sempre temos interessados em adotar gatinhos, e eu gostaria de conhecer mais sobre esse grande trabalho feito!

GAAFICH - Grupo de Amigos dos Animais da Fafich / Ufmg disse...

Fabíola, agradecemos seu apoio e dedicação pela causa animal, e também nos colocamos à sua disposição se precisar de ajuda. Teremos o maior prazer em te mostrar nosso trabalho, e quem sabe, podemos unir nossas forças pela luta pelo bem estar animal. Mande-nos um e-mail com seu contato.