quarta-feira, 21 de julho de 2010

Hai Kai

Cão é prosa.

Gato, poesia.

Jean Burden

Ponha um gato em sua vida


Claro, você só vai fazê-lo se tiver um gosto, uma queda por felinos: as vantagens, todos nós sabemos: eles são silenciosos, tranquilos, companheiros, independentes e dão um toque de beleza. As poesias sobre eles estão por aí, escritas por poetas e escritores.

Caso resolva tomar esta decisão (é uma decisão muito importante, que significa compromisso com um animal, seu bem-estar, sua saúde, seu conforto) procure-nos e nós faremos a intermediação entre as ONGs que estão abrigando os nossos gatos. As fotos deles estão aqui, bem como a descrição do seu temperamento.

Gatos na FAFICH: amados e odiados

Eles estão por aí há pelo menos 12 anos. De início eram poucos, mas foram se multiplicando e chegaram a ser cerca de 60, em 1999. Para alguns, representam um toque de beleza às instalações severas da Academia, misturados a flores e vegetação dos seus belos jardins internos; para outros, apenas problemas: mau cheiro, possibilidade de transmissão de doenças, alergias, etc.

Entre as duas posições, a necessidade de uma negociação: reduzir ao mínimo possível a sua presença (porque eles também são necessários ao equilíbrio do meio ambiente, controle de baratas, por exemplo).

Assim, foi criado o Grupo de Controle de Zoonose da FAFICH, com a tarefa precípua, num primeiro momento, de buscar o controle da população felina nas instalações da FAFICH. Nesse período, iniciou-se, como o apoio da diretoria, o recolhimento, castração, vermifugação e encaminhamento para adoção dos animais, bem como uma rígida fiscalização para coibir o abandono de novos animais nas dependências da instituição. ABANDONAR UM ANIMAL É CRIME!