domingo, 19 de setembro de 2010

A Catarina foi Adotada

Catarina, a gatinha fofa da FAFICH de aproximadamente 01 ano de idade foi adotada pela Rúbia, que já teve um gatinho ( o Tigrinho) muito parecido com a Cacá, e quando viu a foto dela não resistiu e e quis levá-la para sua casa. A Rúbia foi informada de que terá que tomar cuidados especiais nestes primeiros 30 dias de adaptação, pois como a Catarina já é adulta, precisa ficar dentro de casa até se adaptar ao ambiente e às pessoas antes de ter acesso ao quintal, mas está disposta a dedicar sua atenção e paciência para que essa gatinha linda tenha um lar. Parabéns Rúbia!!!!

08 (que viraram 09) Gatos à procura de um “estágio” - 3


Os 09 filhotinhos capturados na FAFICH, que precisaram de um lar provisório para “socialização”, já foram todos adotados. Dois peludinhos muito ariscos, que estavam albergados na casa da Elisa (FALE) e da Elizabeth, foram adotados por elas que, depois de ficar com eles por 15 dias acabaram se apaixonando e decidindo pela adoção. Um outro filhote, um macho cinzinha, foi adotado pela Ângela, que estava disposta a adota-lo e fazer ela mesma a “socialização”. Os demais 06 gatinhos, que passaram um período de adaptação com a Danielle, aluna do curso de Psicologia da FAFICH, também já foram adotados. O João (comunidade externa) adotou o pretinho; a Marilândia (comunidade externa) adotou uma cinza-tigrada; O Arthur (mestrando da FAFICH) adotou o amarelinho e o Yussif (comunidade externa) adotou as 03 femeazinhas restantes – duas manchadinhas e uma cinza. Parabenizamos os adotantes e agradecemos à Danielle, Elisa e Elizabeth pela colaboração. Sem a socialização seria muito difícil para esses gatinhos conseguirem um lar.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Eu e Meu Gato


Criamos uma nova página - Eu e Meu Gato - no nosso blog. É um lugar onde contaremos histórias felizes de adoção. Quem quiser contar sua história com seu animalzinho de estimação ou sua experiência com albergue, pode nos mandar um e-mail com o texto e, se possível foto(s), que publicaremos com prazer.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nina adotada

A Nina já foi adotada. Também, linda como ela é, todos nós sabíamos que seria muito fácil ela encontar um lar. Aí está ela no colo de sua mamãe Ariana. Segundo ela a Nina é muito dócil, brincalhona e a segue aonde ela for. Ela é uma companheira fiel e divertida. Sorte para as duas.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

8 gatos à procura de um “estágio” - 2

Pois é pessoal, éramos 8 mas “viramos” 9. Um filhotinho que já tinha sido adotado foi devolvido pois estava muito arisco. Mas as notícias são boas. Dos 9, eu, o Amarelinho, e mais 3 irmãozinhos meus (dois cinzas tigradinhos e uma pretolina) já fomos adotados. Legal!!!! Os outros 5 bebês já estão sendo socializados, 3 estão com a tia Danielle e 2 estão com a tia Eliza. Eles estarão prontos para adoção em uns 15 dias. São duas malhadinhas, um cinza tigradinho e dois pretinhos. Querem levar meus irmãozinhos para casa? É só entrar em contato. Lembramos que o GAAFICH (Grupo de Amigos dos Animais da FAFICH) está sempre precisando de pessoas carinhosas para socializar ou albergar gatinhos abandonados. Quem puder ajudar pode ligar para (31) 97076698 ou enviar um e-mail para mcrysthus@gmail.com.



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

5 filhotinhos lindos nascidos na FAFICH


Hoje estamos com aproximadamente 23 dias. Estamos começando a andar e a descobrir o mundo. Com aproximadamente 10 dias de nascidos nossa mãe, que estava com a pata quebrada, não pôde mais nos dar a atenção que precisávamos. A tia Ana Raquel percebeu que estávamos com muita fome e nos levou para sua casa. Ufa!!! Ainda bem!! Já estávamos com muito frio e começando a desidratar. Ainda nem tínhamos aberto os olhinhos...Os veterinários falaram que seria muito difícil sobrevivermos. Que surpresa!! Aqui estamos nós, saudáveis e gordinhos. Também, com tanto carinho e atenção! E sabem o que é mais legal? Três de nós já estão praticamente adotados. Ainda não podemos ir para nossas casas, pois somos muito pequenos e a tia tem que nos dar mamadeira 5 vezes por dia. Mas daqui há umas 3 ou 4 semanas já pederemos ir morar com nossas novas famílias. Só falta nossos outros 2 irmãozinhos serem adotados para completar nossa felicidade.

Nina

Nina é uma gatinha de 2 meses muito fofa que foi encontrada hoje, assustada, vagando pela biblioteca da FAFICH. Provavelmente foi abandonada lá, pois é muito dócil e chora muito quando fica sozinha. Para levar Nina para casa só é preciso estar disposto a dar e receber muito amor.

Adote o Alemão

Alemão é um lindo gatinho dengoso e carente. Adora se deitar para receber carinho. Precisa muito de alguém que o adote ou até mesmo alguém que possa albergá-lo até ser adotado. Ele tem aproximadamente 2 anos, é muito carinhoso e já está castrado, vacinado e vermifugado. Para levar o Alemão para casa é so nos mandar um e-mail, ou ligar para 97076698. Ele é muito doce e vai retribuir todo amor que receber.

sábado, 14 de agosto de 2010

De homens e Gatos


A FAFICH está enfrentando de modo ético a questão dos seus felinos


Quem frequenta a FAFICH notou, na volta às aulas, que a presença dos nossos gatos diminuiu em muito.

Isto graças a uma política da atual Diretoria: dar continuidade ao projeto anterior de controle da população felina em suas instalações de um modo mais adequado à nova realidade do volume de animais.

Após 4 meses de discussões e contatos com diferentes ONGs e grupos de proteção animal, a Vice-Diretoria e o grupo de controle de zoonose da FAFICH partiram para a ação de recolhimento, castração, vacinação e vermifugação de 38 gatos. O que significa cerca de 90 por cento dos animais (alguns, muito ariscos, não foram capturados); desses animais, 20 foram encaminhados a várias ONGs e gatis da capital. Os animais restantes ainda serão capturados para cuidados e remoção, contudo, um número pequeno ainda deve ser mantido nas dependências da FAFICH porque, segundo veterinários, isso seria interessante para o controle de ratos, escorpiões e baratas. (A quantidade necessária de animais que deve permanecer será avaliada ao longo do processo).

Paralelamente a estas ações foi criado este blog voltado principalmente ao estímulo à adoção. Os animais estão sendo fotografados e “perfilados” de acordo com o temperamento para serem encaminhados à adoção. Em princípio, todos os gatos estarão aptos e prontos a serem adotados -, mas foram encaminhados às ONGs os animais mais dóceis, com maior possibilidade de serem aceitos por quem deseja um animal.

Serão tomadas outras providências, neste semestre, como utilização de repelentes nos locais em que se deseja evitar a presença deles (em torno da cantina, nos locais de convivência dos alunos, etc). Também haverá campanhas de arrecadação de fundos e de apoio à questão da presença dos gatos.

Se você gosta de animais, ajude a achar pessoas que queiram adotá-los e participe ajudando como puder; cada animal que for adotado nas ONGs contatadas abrirá novas vagas para outros serem encaminhados. Se você não gosta da presença de gatos na FAFICH, mais um motivo para ajudar a encontrar possíveis adotantes. E, caso você veja alguém abandonando animais nas proximidades, alerto-os de que estamos em rigorosa vigilância para evitar o abandono de animais e que: abandonar ou maltratar animais é crime – pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa ( Lei Federal 9605/98 Decreto - Lei 24.645/34).

Vamos todos nos empenhar em encontrar soluções civilizadas e dentro da lei, já que o simples extermínio de animais, além de ser um ato desumano e cruel é considerado um crime por lei.



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

8 gatos à procura de um "estágio"...

Somos oito lindos filhotinhos de aproximadamente 50 dias que fomos resgatados por protetores. Ainda estamos muito assustados e nos encolhemos e escondemos. Estamos em uma clínica veterinária, mas somos saudáveis e precisamos muito de um lar e alguém que nos ame. Precisamos de uma ou mais casas para fazermos um "estágio" de aproximação com os seres humanos. O estágio dura de uma semana a dez dias e é apoiado financeiramente. Quem quiser nos ajudar, só precisa ligar para (31) 9665.8223. Participe, acolhendo-nos temporariamente.

domingo, 8 de agosto de 2010

O amor do poeta

Talvez muitos não saibam, mas o conhecido, respeitado e amado poeta Ferreira Gullar, marxista convicto, um dia escreveu uma crônica sobre todos os animais que passaram pela sua vida que terminava assim:
"Mas o mais meigo e carinhoso foi um gato chamado Gatinho, meu companheirinho por mais de 16 anos; que, quando se foi, levou com ele a alegria da casa."
Agora, cerca de 4 anos depois da morte de Gatinho (a quem dedicou um livro de poesias), declamou, entre outros poemas, para a plateia da Festa Literária de Paraty:

Gatinho, sabe quanto dura uma estrela?
Dura bilhões de anos.
Mas eu não quero saber quanto dura uma estrela, Gatinho.
Quero saber quanto dura você.

O amor tem muitas formas: pode ser pela humanidade, por uma classe, por uma mulher ou um homem. E pode ser por um animal. Os amores não se excluem, se complementam.

Mirian Chrystus

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Hai Kai

Cão é prosa.

Gato, poesia.

Jean Burden

Ponha um gato em sua vida


Claro, você só vai fazê-lo se tiver um gosto, uma queda por felinos: as vantagens, todos nós sabemos: eles são silenciosos, tranquilos, companheiros, independentes e dão um toque de beleza. As poesias sobre eles estão por aí, escritas por poetas e escritores.

Caso resolva tomar esta decisão (é uma decisão muito importante, que significa compromisso com um animal, seu bem-estar, sua saúde, seu conforto) procure-nos e nós faremos a intermediação entre as ONGs que estão abrigando os nossos gatos. As fotos deles estão aqui, bem como a descrição do seu temperamento.

Gatos na FAFICH: amados e odiados

Eles estão por aí há pelo menos 12 anos. De início eram poucos, mas foram se multiplicando e chegaram a ser cerca de 60, em 1999. Para alguns, representam um toque de beleza às instalações severas da Academia, misturados a flores e vegetação dos seus belos jardins internos; para outros, apenas problemas: mau cheiro, possibilidade de transmissão de doenças, alergias, etc.

Entre as duas posições, a necessidade de uma negociação: reduzir ao mínimo possível a sua presença (porque eles também são necessários ao equilíbrio do meio ambiente, controle de baratas, por exemplo).

Assim, foi criado o Grupo de Controle de Zoonose da FAFICH, com a tarefa precípua, num primeiro momento, de buscar o controle da população felina nas instalações da FAFICH. Nesse período, iniciou-se, como o apoio da diretoria, o recolhimento, castração, vermifugação e encaminhamento para adoção dos animais, bem como uma rígida fiscalização para coibir o abandono de novos animais nas dependências da instituição. ABANDONAR UM ANIMAL É CRIME!